terça-feira, 6 de janeiro de 2015

PERGUNTAS FREQUENTES






"HOJE VOU SER MAIS FELIZ QUE ONTEM"

Essa foi a primeira foto que tirei depois da cirurgia, tinha seis dias de pós-operatório e eu já tinha eliminado 9 kg, assustador e entusiasmante ao mesmo tempo. Pois em tão pouco tempo havia eliminado o  equivalente a três meses de atividades físicas e dietas. Estava muito feliz com o resultado e principalmente pelo fato de até o momento não ter sentido nada, nenhum dos prováveis sintomas que poderia vir a sentir.
Os sete primeiros dias fiquei longe de casa, pois não moro em Campo Grande - MS, para esperar até a data da tirada do dreno, e para qualquer eventual sintoma que pudesse sentir, ficasse mais fácil o acesso ao médico e a um hospital.
Quando cheguei em casa, e com as visitas, as perguntas que mais escutei foram dos tipos:

  • Você sente dor?
  • Você sente fome?
  • Como é a dieta?
Primeiramente, gostaria de relatar que em momento algum depois da cirurgia eu senti algum mal estar, ou qualquer tipo de dor. Mas também é bom esclarecer que antes da cirurgia fiz uma bateria de exames para avaliar meu quadro clinico, e diante desses resultados minha saúde estava em perfeitas condições, não apresentei nenhum resultado que pudesse estar alterado. E isso foi um fator importante para que tudo ocorresse bem.
Em relação a fome e a dieta, coloco que se o paciente seguir as instruções da nutricionista corretamente não existe possibilidade de sentir fome, pois na dieta liquida, que dura o período de 15 dias, tenho que me manter hidratada o tempo todo, então durante todo o dia é necessário tomar liquido de dez em dez minutos, seja esse liquido água, sucos, água de coco, vitaminas, caldos com legumes e carnes (todos tem que ser bem coados, para não sobrar resíduos). No momento estou na dieta pastosa, que também exige do paciente alimentação durante todo o período do dia, de manhã café da manhã, com vitaminas ou frutas amassadas (banana, maçã, melão e mamão) acompanhados de suplemento alimentar. Tem lanche de manhã, que pode ser intercalado também com as mesmas opções do café da manhã. O almoço que é como se fosse papinha de criança, tem que ser passado no processador, peneirado ou batido no liquidificador, não pode conter pedaços de nada. No período da tarde tem dois horários destinados para lanches, que são compostos do mesmo conteúdo do café da manhã. Jantar composto de papinhas também (pode ser purês, sopas batidas e coadas, suflês, entre outros). E a ceia também, com o mesmo conteúdo dos lanches e do café. No intervalo entre um e outro sempre se manter hidratada, com água ou água de cocô, sucos, ou líquidos. E a dieta pastosa também durará 15 dias, e é assim que ela funciona, não deixando espaço para que se sinta fome, caso ela seja feita e seguida da forma correta.
Outra pergunta que me fazem é quantos kg já eliminei, e respondo sempre o valor da ultima consulta que realizei com o médico e a nutricionista. Isso porque tenho procurado não me pesar com frequência, até mesmo para evitar a ansiedade, mas sinto nas minhas roupas a diferença, e quando as pessoas me falam que estou com o rosto mais fino. Principalmente meu pai que sempre me olha, e parece se assustar.
Estou muito feliz, com os resultados e sei que ainda tem muito por vir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário