sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

INGREDIENTES DA MINHA DIETA

HOJE VOU SER MAIS FELIZ QUE ONTEM!

Hoje venho trazer para vocês alguns dos ingredientes que são a base da minha dieta pastosa. Eles servem para dar consistência, e sabor a comida já que não pode ser nada totalmente sólido, sendo eles batidos no liquidificador e/ou passado na peneira.
Vamos começar pelos temperos, como o alho, a cebola e o gengibre. O gengibre é um alimento termogênico, sendo um vegetal que favorece o sistema digestivo, respiratório e circulatório. A planta assume múltiplos benefícios terapêuticos: tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal. O alho é bastante benéfico à saúde por possuir propriedades que ajudam no tratamento de doenças. Por isso, é considerado uma das principais plantas medicinais. De acordo com a medicina natural, o alho atua como expectorante, antigripal, desinfetante, antinflamatório, antisséptico e vermífugo. Possui vitaminas A, C, B2 e B6. Além das vitaminas, possui aminoácidos e sais minerais (ferro, iodo e silício). A cebola é um alimento de pouquíssimas calorias, logo, para quem tem interesse em perder peso o consumo de cebola é liberado. Além disso, a cebola é constituída por quase 90% de água, o que acaba por comprovar que se trata de um alimento realmente pouco calórico. A cebola é uma importante fonte de vitamina C, que também atua como um antioxidante e como reforço do sistema imunológico. Da mesma forma, a cebola conta com uma boa concentração de vitamina B6, que desempenha um papel fundamental nas funções metabólicas.


Agora os próximos ingredientes confundem um pouco na hora de comprar por serem parecidos, e alguns por não serem muito comum na culinária. Salsão, também chamado de aipo, é rico em vitaminas — principalmente a K e a C — e em minerais, como magnésio. “Tem ainda uma quantidade enorme de fibras, o dobro daquelas presentes na alface. E o melhor de tudo: é magrinho, magrinho. Cada 100 g fornece apenas 20 calorias. O cheiro forte e peculiar da planta é resultado de óleos essenciais formados por várias substâncias como limoneno (a mesma da casca do limão) e o flavonoide apigenina. É exatamente esse flavonoide um dos principais ingredientes que faz com que a planta seja mais que um simples gostinho bom no prato.
A Salsa ou Salsinha embora tradicionalmente ignorado como apenas um enfeite, a Salsa é um gigante entre outras ervas em termos de benefícios para a saúde, e em quantidades tão pequenas também. Aqui estão seis razões pelas quais uma pitada de salsa não só pode fazer suas refeições mais saborosas, mas também o seu corpo saudável. A salsa ou salsinha é rica em nutrientes, tais como vitaminas e minerais que são excelente para a manutenção de uma boa saúde! A salsa ou salsinha é rica em vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina C e vitamina D. Quanto aos sais minerais a salsa ou salsinha é rica em cálcio, enxofre, ferro, fósforo, magnésio e potássio.
O Coentro é uma grande fonte de vitaminas e minerais essenciais. O coentro é uma boa fonte de Ferro, o ferro ajuda com os nível de hemoglobina baixo, portanto combate a anemia. Já o magnésio do Coentro ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso e fortalece os ossos. Além disso, O Suco de Coentro é conhecido por ser uma boa fonte de Vitamina A, Vitamina B e Vitamina C.
Da mesma família do alho e da cebola, o alho poró que mais parece com a cebolinha possui vários nutrientes, vitaminas e minerais: vitamina A, C e do complexo B, ferro, fósforo, potássio, cálcio e a substância funcional chamada alicina que tem ação anti-inflamatória e colabora com o bom trabalho do sistema imunulógico. Ele também pode ajudar no controle do colesterol. 


E para dar consistência e firmeza na comida temos batata, abóbora, abobrinha, cenoura, batata doce, chuchu, que junto com os condimentos, dão mais sabor a comida. E a nutricionista colocou no cardápio também inhame, mandioquinha e caxi. São alimentos muito saborosos e que possuem seus devidos nutrientes e enriquece a comida. Juntamente com as carnes (peixe, frango e vaca), lembrando que nessa fase tudo tem que ser triturado ou batido no liquidificador, para ficar pastoso.