terça-feira, 10 de março de 2015

IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA PACIENTES BARIÁTRICOS

"HOJE VOU SER MAIS FELIZ QUE ONTEM!"



É de fundamental importância para os pacientes que passam por uma cirurgia bariátrica o encaminhamento à prática de atividades físicas, logo que estejam liberados pela equipe médica responsável.

 
Esse prazo é de aproximadamente 30 dias após a cirurgia. O paciente deve realizar uma avaliação física completa, incluindo uma consultoria quanto ao tipo de atividade física mais indicada, bem como quanto à intensidade, volume e frequência da mesma, esse é o ponto de partida antes de iniciar o seu programa de exercícios personalizados, respeitando as limitações e prioridades de cada paciente.
Entre as atividades mais indicadas estão:
1) hidroginástica, (principalmente nos primeiros 30 dias de liberação médica);
2) musculação (fundamental para o fortalecimento da massa muscular) e;
3) atividade aeróbia (indispensável para melhoria do sistema cardiopulmonar)

"Nos primeiros três meses após a cirurgia ocorre perda de peso de forma rápida, o que pode ocasionar algumas debilidades se o paciente não for corretamente suplementado com vitaminas, minerais e proteínas", explica o cirurgião do aparelho digestivo Almino Ramos, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.
Além disso, um programa adequado de atividades físicas também é fundamental para que não haja perda da massa magra. Em adição, estudos recentes vêm demonstrando que a atividade física pode otimizar a perda de peso após a cirurgia bariátrica. Um deles, realizado na Monash University, na Austrália, revisou outros 15 estudos que falavam sobre o assunto. Os pesquisadores chegaram à conclusão que o exercício físico estava associado com uma perda de peso maior - em média de 3,6 Kg - após a cirurgia de redução do estômago em comparação com o sedentarismo.

REFERÊNCIAS



E é sabendo dessa importância que agradeço de coração as minhas duas amigas Lucinei Domingues e Déborah Maia, que estão praticando atividade física junto comigo, e se dispuseram a mudar de vida também, sempre me incentivando e dando apoio nas minhas decisões. Tanto apoio que até praticam também (rsrsrsrs).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário